julho 12, 2009

Planetas Anões...

Um planeta anão é um corpo celeste muito semelhante a um planeta, dado que órbita em volta do Sol e possui gravidade suficiente para assumir uma forma com equilíbrio hidrostático (aproximadamente esférica), porém não possui uma órbita desimpedida. Um exemplo é Ceres que, localizado no cinturão de asteróides, possui o caminho de sua órbita repleto daqueles pequenos astros.
Atualmente conhecem-se cinco planetas anões no sistema solar, são eles: Ceres, Plutão, Haumea,Makemake e Éris, sendo os quatro últimos do tipo plutóide, ou seja, planetas-anões que orbitam para além da órbita de Netuno, nos recônditos do sistema solar.
O termo planeta anão poderá vir a ser aplicado a outros doze corpos do Sistema Solar 3 asteróides e 9 transneptunianos(corpo pequeno composto por rocha e gelo que orbita o Sol a uma distância superior à de Neptuno, sem características de cometas.) que estão na lista de possíveis planetas anões da União Astronômica Internacional e que aguardam mais estudos para que possam ser categorizados como "planetas anões" ou "corpos menores do Sistema Solar"

Vamos conhecer agora os 5 anãozinhos enquanto são conhecidos assim ,vai saber qual será as proximas mudanças:



Plutão
imagem google Plutão

( Deus Grego Hades, Deus do submundo), até 2006, era contado como um planeta principal; mas a descoberta de vários corpos celestes de tamanho comparável e até mesmo a de um outro objeto maior no Cinturão de Kuiper fez com que a UAI(União Astronômica Internacional), em 24 de agosto, durante uma conferência da organização, decidisse considerá-lo como um "planeta-anão", juntamente com Éris e Ceres (este último localizado no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter). Plutão é visto agora como o primeiro de uma categoria de objetos trans-netunianos cuja denominação, "plutóides", foi aprovada pela UAI em 11 de junho de 2008. Sua órbita, excêntrica, é fortemente inclinada em relação aos planetas. Dos 248 anos que demora , para fazer a translação em volta do Sol, Plutão passa 20 anos mais perto do sol do que Netuno; no restante da órbita, permanece além de Netuno. As características físicas de Plutão são, em grande parte, desconhecidas, pois o planeta anão ainda não recebeu a visita de uma nave espacial e a distância da Terra dificulta investigações mais detalhadas.

Ceres



                                                                                 FOTO: WILKIPEDIA

(deusa das plantas que brotam (particularmente dos grãos) e do amor maternal na mitologia Romana), é um planeta anão que se encontra no cinturão de asteróides, entre Marte e Júpiter. Ceres tem um diâmetro de cerca de 950 km e é o corpo mais maciço dessa região do sistema solar, contendo cerca de um terço do total da massa do cinturão. Apesar de ser um corpo celeste relativamente próximo da Terra, pouco se sabe sobre Ceres. A superfície ceriana é enigmática: em imagens de 1995, pareceu-se ver um grande ponto negro que seria uma enorme cratera; em 2003, novas imagens apontaram para a existência de um ponto branco com origem desconhecida, não se conseguindo assinalar a cratera inicial.


Éris
Fonte da imagem: Ilustração da NASA


(deusa da discórdia, foi chamado assim porque a sua descoberta lançou a discórdia entre os astrônomos quanto à definição de um planeta e causou, indiretamente, a descida de estatuto de Plutão de "planeta" para "planeta anão”. conhecido oficialmente como 136199), é um planeta anão um plutóide nos confins do sistema solar, numa região do sistema solar conhecida como disco disperso. É o maior planeta-anão do sistema solar e quando foi descoberto, ficou desde logo informalmente conhecido como o "décimo planeta", devido a ser maior que o então planeta Plutão.

Haumea

antes conhecido astronomicamente como 2003 EL é um planeta anão do tipo plutóide, localizado a 43,3 UA do Sol, ou seja, um pouco mais de 43 vezes a distância da Terra ao Sol, em pleno Cinturão de Kuiper. Haumea possui dois pequenos satélites naturais, Hiʻiaka e Namaka, que, acredita-se, sejam destroços que se separaram de Haumea devido a uma antiga colisão. Haumea é um plutóide com características pouco comuns, tais como a rápida rotação, elongação extrema e albedo elevado devido à gelo de água cristalina na superfície. Pensa-se, também, tratar-se do maior membro de uma família de destroços criados num único evento destrutivo.
Apesar de ter sido descoberto em dezembro de 2004, só em 18 de setembro de 2008 é que se confirmou tratar-se de um planeta anão, recebendo então o nome da deusa havaiana do nascimento e fertilidade.




Makemake


Antes conhecido como 136472 é o terceiro maior planeta anão do Sistema Solar e um dos maiores corpos do Cinturão de Kuiper. Seu diâmetro é de cerca de três - quartos o de Plutão. Não possui satélites conhecidos, o que o torna singular entre os corpos maiores do Cinturão. Sua superfície é coberta por gelo de metano e, possivelmente, de etano, devido à baixíssima temperatura média (cerca de 30 K).
De início conhecido como 2005 FY9 (e antes disso, provisoriamente, como "coelhinho da Páscoa"), Makemake foi descoberto em 31 de março de 2005por uma equipe chefiada por Michael Brown. O fato foi anunciado em 29 de julho de 2005. Em 11 de junho de 2008, a União Astronômica Internacional (UAI) incluiu-o em sua lista de candidatos potenciais ao status de plutóide, uma denominação para planetas anões além da órbita de Netuno que incluía então apenas Plutão e Éris. Makemake foi formalmente designado um plutóide em julho de 2008.
Makemake recebeu o nome do criador mítico da humanidade segundo os rapanui, nativos da ilha de Páscoa.
Fonte: Wikipedia.org

Mais videos para você.

Outra seleção de videos para você use-os a vontade apenas coloque by moreijo ou #moreijo e diga sua opinião aguardamos sua colaboração......