outubro 12, 2010

Mistérios das Florestas do Brasil.

BOITATÁ
    Uma grande cobra de fogo. Também conhecida como, Fogo-fátuo ,Fogo corredor ou João-galafoice  , no folclore brasileiro.A origem do nome ,e TUPI- GUARANI ,lingua indígena do Brasil. De acordo com a lenda,sai de seu habitat para queimar as pessoas que praticam incêndios nas matas e poluem os rios e lagos,possui a capacidade de se transformar também em uma tora de fogo.




CURUPIRA ou CAIPORA
      De acordo com a lenda, o curupira habita as matas brasileiras e tem uma estatura baixa, possui cabelos avermelhados e seus pés são voltados para trás para confundir os caçadores.

A função do curupira é proteger as árvores, plantas e animais das florestas. Seus alvos principais são os caçadores, lenhadores e pessoas que destroem as matas de forma predatória.

É também chamado de Pai ou Mãe-do-Mato e Caapora. Para os Índios Guaranis ele é o Demômio da Floresta. Às vezes é visto montando um Porco do Mato.









origem da imagem: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Curupira


SACI-PERERÊ
      Provavelmente esta lenda surgiu entre os povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial (final do século XVIII ).     Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.
     Mais ao norte do país, o personagem sofreu algumas  modificações ao receber influências da cultura africana. O Saci transformou-se num  jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado ,usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana.

Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo (BRASIL), um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.

OBS: hoje comemora se muito o Halloween no Brasil(uma forma de folclore Norte Americano), por este motivo foi criado em caráter nacional,em 2005 uma data fixa para ser comemorada o “DIA DO SACI” ,esta data é 31 de outubro ,mesmo dia do Halloween.


origem da imagem: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Saci-perer%C3%AA


     Portanto não se esqueçam ,vamos valorizar nossa Historia e Estórias nacionais, e divulgar nosso vasto e maravilhoso Folclore. Ate mesmo os estrangeiros respeitam nossa cultura ,mas nós nem tanto...ate mais ...fuiiiiiiiiiii
by moreijo


Postagem a pedido de meu amigo Alexandre Brendim




Mais videos para você.

Outra seleção de videos para você use-os a vontade apenas coloque by moreijo ou #moreijo e diga sua opinião aguardamos sua colaboração......