As civilizações mesoamericana.
Mesoamérica (América intermédiaria) é o termo com que se denomina a região do continente americano que inclui aproximadamente o sul do México (a partir de uma linha que parte do rio Fuerte e que se prolonga para sul até aos vales do bajío mexicano, rumando depois para norte até ao rio Pánuco), e os territórios da Guatemala, El Salvador e Belize bem como as porções ocidentais da Nicarágua, Honduras e Costa Rica. São várias civilizações pré-colombianas entre as mais avançadas e complexas da América desenvolveram-se ao longo dos séculos anteriores à conquista espanhola do México, incluíam os povos olmecas, teotihuacanos, astecas e maias.
Texto wikipedia.org adaptado por #moreijo
Era uma macrorregião cultural de grande diversidade étnica e linguística da historia da humanidade destruída pela ganancia comercial do ser humano conquistadores, e não descobridores como aprendemos.
#moreijo
imagem: https://sites.google.com/site/medievalwarmperiod/
Os "Olmecas"
São a designação do povo e da civilização que estiveram na origem da antiga cultura pré-colombiana da Mesoamérica e que se desenvolveram nas regiões tropicais do centro-sul do atual México durante o pré-clássico, próximo de onde hoje são localizados os estados mexicanos de Veracruz e Tabasco, no Istmo de Tehuantepec. A cultura olmeca floresceu nesta região aproximadamente entre 1500 e 400 a.C., e crê-se que tenha sido a civilização-mãe de todas as civilizações mesoamericanas que se desenvolveram posteriormente.No entanto, desconhece-se a sua exata filiação étnica, ainda que existam numerosas hipóteses colocadas para tentar resolver esta questão. O nome olmeca foi cunhado pelos arqueólogos do século XX, e não devem confundir-se com os muito posteriores olmecas-xicalancas (antigo povo do México, cuja origem é ainda desconhecida) que ocuparam vários locais do México central.
As cabeças colossais olmecas são pelo menos dezessete representações de pedra monumentais de cabeças humanas esculpidas em grandes pedregulhos de basalto .
imagem: http://www.travelbymexico.com/villahermosa/atractivos/index.php?nom=etablaventa
Os "Teotihuacanos".
Teotihuacan, Teotihuacã ou Teotihuacán, foi um centro urbano da Mesoamérica pré-colombiana habitadas pelos Teotihuacanos localizada na Bacia do México, 48 quilômetros a nordeste da atual Cidade do México, e que hoje é conhecida como o local de muitas das pirâmides mesoamericanas mais arquitetonicamente significativas construídas na América pré-colombiana. Além dos edifícios piramidais, Teotihuacan também é muito significativa por seus complexos residenciais multi-familiares, pela Avenida dos Mortos e por seus vibrantes murais que foram excepcionalmente bem preservados. Além disso, Teotihuacan exportou um chamado estilo de cerâmica e ferramentas de obsidiana finas que conquistaram grande prestígio e utilização generalizada em toda a Mesoamérica.
Texto: wikipedia.org adaptado por #moreijo
Este local existe e é preservado ate este momento veja abaixo.
Autor da imagem:
Por JOMA-MAC - Obra do próprioThis photo was uploaded with Wiki Loves Monuments mobile 1.2.5 (Android)., CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=21703654
O povo "ASTECA"
Os povos astecas eram grupos étnicos da região central do atual México, em particular os grupos que falavam a língua náuatle e que dominaram grande parte da Mesoamérica entre os séculos XIV e XVI. As palavras em náuatle aztecatl (singular) e aztecah (plural) significam "povos de Aztlán",um lugar mitológico que mais tarde foi adotado como termo definidor da própria cultura. Muitas vezes o termo "asteca" refere-se exclusivamente aos povos astecas da cidade de Tenochtitlan (hoje o local da Cidade do México), que localizava-se em uma ilha no antigo lago Texcoco.
Simulação de uma das cidades estados acima: origem wikipedia.org
Às vezes o termo também inclui os habitantes das duas principais cidades-Estado aliadas de Tenochtitlan: Texcoco, dos acolhuas, e Tlacopan, dos tepanecas, que juntamente com os astecas formavam a Tríplice Aliança Asteca, que controlava o antigo Império Asteca. Em outros contextos, a palavra asteca pode referir-se a todas as várias cidades-Estados e seus povos, que partilhavam grande parte de sua história e traços culturais étnicos com os astecas e também usavam o idioma náuatle como língua principal. A civilização asteca inclui todos os padrões culturais particulares para a maioria dos povos que habitaram o centro do México no fim do período pós-clássico (período que durou até à conquista do último estado indígena independente da Mesoamérica no Tayasal, em 1697).
Texto wikipedia.org adaptação por #moreijo
Os "MAIAS"
A civilização maia e uma cultura mesoamericana pré-colombiana, notável por sua língua escrita (único sistema de escrita do novo mundo pré-colombiano que podia representar completamente o idioma falado no mesmo grau de eficiência que o idioma escrito no velho mundo), pela sua arte, arquitetura, matemática e sistemas astronômicos. Inicialmente estabelecidas durante o período pré-clássico (1000 a.C. a 250 d.C.), muitas cidades maias atingiram o seu mais elevado estado de desenvolvimento durante o período clássico (250 d.C. a 900 d.C.), continuando a se desenvolver durante todo o período pós-clássico, até a chegada dos espanhóis. No seu auge, era uma das mais densamente povoadas e culturalmente dinâmicas sociedades do mundo.
Palácio de Palenque : é um sítio arqueológico maia situado próximo do rio Usumacinta, no estado mexicano de Chiapas, 130 quilómetros a sul de Ciudad del Carmen.
imagem wikipedia.org
Os povos maias nunca desapareceram, nem na época do declínio no período clássico, nem com a chegada dos conquistadores espanhóis e a subsequente colonização espanhola das Américas. Hoje, os maias e seus descendentes formam populações consideráveis em toda a área antiga maia e mantêm um conjunto distinto de tradições e crenças que são o resultado da fusão das ideologias pré-colombianas e pós-conquista (e estruturado pela aprovação quase total ao catolicismo romano).
Muitas línguas maias continuam a ser faladas como línguas primárias ainda hoje; o Rabinal Achí, uma obra literária na língua achi, foi declarada uma obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 2005.
A arquitetura maia era bastante desenvolvida e ostentava obras grandiosas,tecnicamente qualificadas e com grande variedade e beleza de formas.
Texto wikipedia.org
Imagem: Piramide de yucatan acervo do pixabay.com
Comentários