17 março, 2011

Chapada dos Veadeiros e Vale da Lua...

     O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros localiza-se na região nordeste do Estado de Goiás, no Brasil.


Assista o video...recomendo.


Mais um lindo ,maravilhoso e excepcional lugar desta Terra chamada Brasil.
    Nas geocoordenadas 13º51' a 14°10' de latitude Sul e 47°25' a 47°42' de longitude Oeste, cobrindo uma superfície de 65.514 ha, está compreendido dentro de uma área de cerrado de altitude que abrange vários municípios, dentre eles, São João d'AliançaAlto Paraíso de GoiásColinas do Sul e Cavalcante.
    O parque foi criado, em 1961, pelo então Presidente da RepúblicaJuscelino Kubitschek, com o nome de Parque Nacional do Tocantins.
Foi reconhecido como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO em Dezembro de 2001.
     Entre as espécies da fauna que habitam o parque, cerca de cinqüenta são classificadas como raras, endêmicas ou sob risco de extinção na área. No tocante à flora, já foram identificadas 1.476 espécies de plantas no parque, das 6.429 que existem no biomaCerrado. Com relação às aves, das 312 espécies destacam-se a ema, o urubu-rei, e o gavião.
   O acesso ao parque localiza-se junto ao Povoado de São Jorge, no município de Alto Paraíso de Goiás, distando 36 km da cidade de Alto Paraíso, em estrada parcialmente asfaltada. Esse acesso é permitido apenas com o acompanhamento de guias credenciados, permitindo-se a visita aos seguintes atrativos.
Informações: wikipedia.org
Vale da Lua
    É um conjunto de formações rochosas cavadas nas pedras pelas corredeiras de águas transparentes do rio São Miguel. Está fora do Parque Nacional, na Serra da Boa Vista, num vale que se torna muito perigoso na época da chuva devido às repentinas trombas d'água. O nome Vale da Lua vem da aparência que lembraria uma paisagem lunar, com pequenas crateras escavadas pelo atrito da areia levada pela água com as rochas, nas curvas onde as corredeiras são mais fortes, dando origem a pequenos redemoinhos e funis. Está localizado a 11 km de São Jorge pela rodovia GO-239, entrando-se por uma estrada de terra do lado oposto ao Parque Nacional. Paga-se um pequena taxa na entrada mas não são necessários guias.