setembro 14, 2017

Categoria Astrônomos brasileiros.

Um País muito falado no mundo e o Brasil ,seja por coisas boas ou ruins,inclusive e uma nação em que sua população, não o admira como deveria ,por não valorizar o que tem, seja por decepções  ou pouco conhecimento da terra abençoada que tem em mãos...Vamos conhecer abaixo uma das categorias em que esta nação se destaca "ASTRONOMIA".

Equipe brasileira da primeira Olimpíada de Astronomia e Astrofísica da America latina:

Créditos da imagem abaixo::
Por Rafael Tafarello - Arquivo Pessoal, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=11467229

A Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica é uma competição anual de astronomia e astronáutica para estudantes do ensino médio. Em sua idealização teve objetivos como divulgar a astronomia, por isso sua primeira edição ocorreu no Ano Internacional da Astronomia (2009), para fazer uma interação entre os estudantes de ensino médio da Latino America. 
      Sua primeira edição ocorreu no Rio de Janeiro, Brasil,com a participação de 7 países.(México, Colômbia, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai e Chile), totalizando 33 alunos participantes.


O Brasil obteve nesta Olimpíada as medalhas abaixo:


2 Ouro: Rafael Tafarello (Itatiba, SP), Catarina Neves (Suzano, SP)
2 Prata: Tiago Lobato Gimenes (São Bernardo do Campo, SP), Isabela Nobre (Maceió, AL)
1 Bronze: Leonardo Papais (Mogi das Cruzes, SP)

Líderes: João Canalle, Julio Cesar Klafke

OBS: no ano desta postagem acontecerá a 9º edição, com o Brasil sempre se destacando nas modalidades existentes são os jovens de hoje em busca do amanhã astronômico...


Cientistas brasileiro contribuem para o desenvolvimento da Astronomia:

O astrônomo brasileiro mais popular é Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, primeiro brasileiro a ter um asteroide com seu nome e primeiro astrônomo contemplado com o Prêmio José Reis de divulgação científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O asteroide foi descoberto por um belga, em 1980, e batizado com o nome Mourão, em homenagem ao criador do Museu de Astronomia e Ciências do Brasil.

Ronaldo Rogério de Freitas Mourão: 
Nascimento ,25 de maio de 1935 — Rio de Janeiro - Brasil
Falecimento, no dia 25 de julho de 2014, aos 79 anos
                                                   Imagem Créditos: R. R. de Freitas Mourão

Bacharel e licenciado em Física pela antiga Universidade do Estado da Guanabara, atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ronaldo começou a trabalhar no Observatório Nacional(ON) em 1956 e, em 1960, publicou seu primeiro livro, “Astronomia Popular”, edição especial da revista Ciência Popular. Em 1967, obteve o título de doutor pela Universidade de Paris e, no ano seguinte, foi nomeado astrônomo-chefe da Divisão de Equatoriais do Observatório Nacional. Suas principais contribuições astronômicas foram realizadas no campo das estrelas duplas, asteroides, cometas e estudos das técnicas de astrometria fotográfica.

Texto créditos: http://www.campoecidade.com.br/edicao-61/astronomos-brasileiros/
Adaptado #moreijo

Marcelo Gleiser é um físico, astrônomo, professor e escritor brasileiro, conhecido inclusive nos Estados Unidos por seus lecionamentos e pesquisas científicas. Escreveu sete livros e publicou três coletâneas de artigos e, em 2007, foi eleito membro da Academia Brasileira de Filosofia.
Foto: Marcelo Gleiser
Imagem e mais informações link abaixo:
https://pt.wikiquote.org/wiki/Marcelo_Gleiser

Um tema recorrente em seus trabalhos é o debate entre as visões de mundo religiosas e científicas. Um de seus livros, “Criação Imperfeita”, argumenta que a crença de pesquisadores de que exista algum sentido oculto no universo é uma contaminação da religião sobre a ciência, um ato de fé incompatível com a racionalidade.

Segundo ele, temos que derrubar o mito de que o mundo é perfeito, já que a natureza tem nos mostrado justamente o contrário: que suas leis são complexas, seus elementos irregulares e assimétricos, e que a vida na forma como conhecemos só surgiu devido a uma série de acontecimentos cósmicos improváveis que culminaram em um planeta habitável.

Duília Fernandes de Mello (Jundiaí, 27 de novembro de 1963) é uma astrônoma e astrofísica brasileira com reconhecimento internacional.
Créditos da imagem abaixo:
Por Tommy Wiklind - Tommy Wiklind, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4213967 

A cientista foi responsável pelo descobrimento da Supernova SN 1997D. Esta descoberta se deu no Chile, no dia 14 de janeiro do ano de 1997. Além disso, também participou da descoberta das Bolhas azuis, conhecidas como "orfanatos de estrelas" por darem origem a estrelas fora das galáxias.


Chuvas de Meteoros descoberto por uma equipe de brasileiros:

Entre as mais de 800 chuvas de meteoros catalogadas pela União Astronômica Internacional, nenhuma havia sido descoberta por brasileiros. Isso mudou no último dia 20 de março de 2017, quando a organização registrou oficialmente em sua lista dois desses fenômenos, descobertos por astrônomos amadores brasileiros, e que jamais haviam sido observados por cientistas profissionais.

Uma chuva de meteoros ocorre quando, ao orbitar em torno do Sol, a Terra atravessa uma região onde há concentração de poeira e partículas. Ao entrar na atmosfera, as partículas se incendeiam, formando rastros luminosos no céu – as chamadas “estrelas cadentes”.
Imagem: créditos pixabay.com

Batizadas de Epsilon Gruids e August Caelids, localizadas nas constelações do Grou e do Cinzel, respectivamente, as duas novas chuvas de meteoros foram descobertas por membros da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), depois de três anos de trabalho, que incluiu a análise de mais de 86 mil registros do céu.

E podemos citar muito outros nomes de Astrônomos brasileiros famosos:
Aristóteles Orsini, Thaisa Storchi Bergmann, Rosaly Lopes, Bernardo Riedel, Rubens de Azevedo e muitos outros colaborem em nossa postagem com mais informações...Valeu



OBS: lembrando que existe sim aqueles que gostem do Brasil (eu sou um deles) e sei aproveitar o que tem de bom ou ruim....alias onde e tudo perfeito (Talvez o céu seja)...ate mais...

Mais videos para você.

Outra seleção de videos para você use-os a vontade apenas coloque by moreijo ou #moreijo e diga sua opinião aguardamos sua colaboração......