Nebulosa Olho de Gato




































Nebulosa Olho de Gato capturada pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA

A DISTANCIA DESTA NEBULOSA DA TERRA E DE APROXIMADAMENTE 1000 Parsec ou 3000 Anos Luz

Parsec Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O Parsec (símbolo: pc) é uma unidade de distância usada em trabalhos científicos de astronomia para representar distâncias estelares. Equivale à distância de um objeto cuja paralaxe anual média vale um segundo de arco (1"). Devido à definição da paralaxe anual, o parsec também pode ser entendido como a distância à qual se deveria situar um observador para ver uma unidade astronômica (UA) -- equivalente à distância da Terra ao Sol -- sob o ângulo de um segundo de arco. A palavra parsec surgiu da contração das palavras "paralax" (paralaxe) e "second" (segundo). A palavra surgiu pela primeira vez em um artigo astronômico em 1913, numa nota de rodapé, na qual Frank Watson Dyson expressa preocupação em adotar um nome para representar a distância das estrelas a partir de suas paralaxes. Dyson sugere o nome astron, mas informa que Carl Charlier propôs o termo siriômetro e que Herbert Hall Turner sugeriu parsec, que acabou por se tornar o nome da unidade. Uma vez que o método de paralaxe é a técnica fundamental para a calibração de distâncias astronômicas, o parsec é a unidade de distância mais usada em publicações astronômicas profissionais. A vantagem de seu uso deve-se a que a distância (d) de uma estrela, em parsecs, pode ser diretamente obtida da paralaxe (π) por meio da fórmula: (d = 1 / π). Artigos de divulgação científica e jornais, contudo, preferem usar uma unidade mais intuitiva: o ano-luz.

Comentários

Игорь disse…
Olá:)

Tudo be Moreijo ?


Quantos anos -luz da terra fica está nebulosa ?
muito bem lembrado coloquei a distancia e a explicação do que siginifica...valeu e muito Obrigado pela colaboração...fuiiiiiiiii
Luísa disse…
Amigo, a unidade de medida "parsec" é pouco usada, pelo menos nos artigos e revistas dedicadas ao publico em geral. É vulgar a unidade "anos luz" se calhar mais fácil de entender pelas pessoas como eu, apenas curiosas desta matéria.

Muito interessante o artigo e claro, as fotos são sempre maravilhosas.

Abraços
Luísa
moreijo,

Interessante o tema que você abordou em seu post. Além de fascinar pelas interações de matéria e energia, fascina, também, por ser um belo fenômeno natural !

Um abraço.

Nelson

Postagens mais visitadas deste blog

Natal Futurista: Uma Jornada entre Ficção, Fantasia e Verdade.

Nosso blog de ficção seja bem vindo.

Quando faremos contato?