A Nuvem de Oort e cinturão de kuiper.



























http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/da/Kuiper_oort_pt.jpg

Foi proposta pelo astrônomo Holandês Jan Hendrik Oort (1900-1992) em 1950 como explicação à existência dos cometas de longo período. Trata-se de uma vasta região que envolve o nosso Sistema Solar à uma distância de 100.000 até 55.000 UA do Sol, composta por poeira e 100.000.000.000 (estimativa) de núcleos comentários que, ocasionalmente, são lançados em direção ao Sol em virtude de alguma perturbação em sua órbita.Muito além da órbita de Plutão, a meio caminho da estrela mais próxima está o limite do Sistema Solar. Essa região, que se estende por cerca de três anos-luz, ou seja, a 30 trilhões de Km do Sol, contém seis trilhões de pedras de gelo de diversas dimensões, recebendo o nome de nuvem de Oort, em homenagem ao astrônomo holandês citado acima Jan Hendrik Oort.Ele verificou que os cometas de longo período vinham de uma região situada de 20.000 a 100.000 UA do Sol e previu que o Sistema Solar era cercado por uma nuvem composta de bilhões de cometas. 

Até hoje ninguém viu a nuvem de Oort, essa gigantesca região esferica que abriga cometas e outros resíduos da nebulosa que deu origem ao Sistema Solar.Ninguém mediu seu tamanho, sua densidade ou contou o número de objetos que lá existam. Isso provavelmente não será feito num futuro próximo pois os corpos se situam a distâncias muito grandes e são muito pequenos para serem detectados pelos instrumentos existentes. Mas os cientistas têm certeza que ela existe. Ela é totalmente diferente das outras regiões do sistema planetário que contém restos da nebulosa que deu origem ao Sistema Solar. Enquanto os corpos do anel de asteróides, situado entre Marte e Júpiter, e do cinturão de Kuiper, situado logo após a órbita de Netuno, estão confinados às proximidades do plano da eclitica, os da nuvem de Oort estão espalhados em todas as direções. 

É bem provável que exista maior aglomeração (5 trilhões) nas proximidades do plano da eclítica e o restante (1 trilhão) espalhados aleatoriamente.Os cientistas estimam que a massa total de objetos na nuvem de Oort deva ser da ordem de 40 massas terrestres. Para explicar a variada composição quimica dos cometas os cientistas dizem que essa matéria deve ter se formado a diferentes distâncias do Sol e portanto em locais com diferentes temperaturas. A temperatura na nuvem de Oort deve ser de -269°C, ou seja, 4°C acima do zero absoluto.Nas profundezas dessa nuvem a ação gravitacional do Sol é tão fraca que os corpos estão sujeitos à perturbações devidas a estrelas que passem nas proximidades do Sol, a marés galáticas ou pela passagem do Sol por nuvens intergalácticas, e com isso se precipitarem na direção do Sol.

Os cientistas ainda buscam resposta para algumas questões: por que tudo no Sistema Solar tem forma de disco e a nuvem de Oort é esférica? Se a ação gravitacional do Sol é inexistente a essas distâncias, por que os cometas caem na direção do Sol? A cada poucos milhões de anos uma estrela passa próxima do Sol; dentro de 1,36 milhões de anos a estrela Gliese 710 passará a um ano-luz do Sol; porque os encontros anteriores não retiraram todos os corpos de lá?...responda estas perguntas, voce estará colaborando com a astronomia ou espere em breve de alguma maneira sera respondida ,devido ao avanço tecnologico que estamos tendo hoje em dia... valeu ...fuiiiiiiiii
origem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nuvem_de_Oort




Comentários

Josiane Szargiki disse…
Eu sempre aprendendo com seus artigos! Muito bom meu amigo, um assunto fascinante!
Unknown disse…
Mais uma excelente post com muita coisa para aprender!

Parabéns!
Abraços
Luísa
Pensador Louco disse…
Genial, adorei a postagem.
LISON disse…
SAUDAÇÕES!
AMIGO MOREIJO,
Todas as vezes que visito esse magnífico Site, encontro um manancial de informações que sou transportado para outros mundos!
Confesso que fico fascinado com cada parágrafo de explanação!
Parabéns pelo lindo Post!
Abraços!
LISON.
Anônimo disse…
Paz Moreijo seja contigo amigo.. !!
Fico maravilhado em ver o quanto somos pequenos diante da imensidão, da criação... na biblia tem uma passagem que se diz que o nosso palneta para DEUS é como um grão de areia na balança.. pois as provas se dão ai !!!
poxa parabéns pela postagem!!!
Deusana Chagas disse…
ADOREI!!!
Parabéns, pelo texto eu aprendi muito com seu post meu amigo.
Deusa
Espaço da Alma disse…
Lindas postagens!! Parabéns, amei, obrigado por ter comentado no meu blog, pois assim tive a oportunidade de conhecer o seu!!
Abraços...
Lívia disse…
Sentei com meu filho para ler o seu blog e nos viramos fãs! Ele adorou e eu tbm!!

Adorei sua visita viu?! Pode visitar sempre!

bjinhos e feliz dia do blog pra vc!
Ola com esta faz tempo que perdemos contato...abraços..fuiiiiiii
obrigado espero que esteje visitando..obrigado...fuiiiiiiiii
A todos que passaram por aqui muito obrigado estou colocando as visitas em dia...valeu...fuiiiiiiiiiiii

Postagens mais visitadas deste blog

Natal Futurista: Uma Jornada entre Ficção, Fantasia e Verdade.

Nosso blog de ficção seja bem vindo.

Quando faremos contato?