Chuva de Meteoros e Estrela Cadente.





Chuva de meteoros é um evento em que um grupo de meteoros são observados irradiando de um único ponto no céu (radiante). Esses meteoros são causados pela entrada na atmosfera de detritos a velocidades muito altas. Numa chuva de meteoros, esses detritos geralmente são resultado de interações de um cometa com a Terra, em que material do cometa é desprendido de sua órbita, ou quando a Terra cruza essa órbita.A órbita da Terra cruza com a órbita de alguns cometas periodicamente, produzindo chuvas de meteoros anuais, como a de Leónidas ou Perseidas. A maior chuva de meteoros ocorrida na história se deu no dia 13 de novembro de 1833. Esta chuva de meteoros pôde ser vista do Canadá até o México.



Estrela cadente é o nome dado a um fenômeno astronômico que acontece frequentemente. Apesar do nome, não são estrelas, são meteoróides que entram na atmosfera terrestre e sofrem intenso atrito. O aquecimento gerado pelo atrito faz com que os meteoros cheguem a pegar fogo. Com isso ocorre a emissão de luz própria, permitindo que eles possam ser vistos.Os meteoróides tem a tendência de girar em torno do Sol em enxames e a Terra passa através de vários enxames todos os anos. No momento em que a Terra atravessa uma dessas correntes de meteoros, ocorrem as denominadas chuvas de estrelas cadentes. Toda chuva de meteoros parece ter sua origem num ponto particular do céu denominado radiante. Alguns enxames de meteoros estão associados a determinados cometas.

É tradição popular formular um desejo quando se vê uma "estrela cadente".

Vídeo abaixo simulação de chuvas de meteoritos,será que um dia acontecerá?


OBS: vídeo original do youtube mantido todos os direitos... 

Comentários

Anônimo disse…
Moreijo...legal seu post.. tanta coisa que não compreendemos...
isso deixa muitos pontos?? dentro de nossa pequena compreenssão.. paz amigo!!
Victor S. Gomez disse…
Vivemos num universo em constante transformação, somos tão pequenos diante disso tudo. Dá o que pensar. Abraços
Sissym disse…
FOi bom ler sobre estrela cadente. Eu já havia me esquecido do que na verdade ela é feita. Mas fica bonitinho pensarmos que são estrelas que se deslocam. Mais romantico!
Anônimo disse…
muito interessante essas informações, sabia muito pouco sobre tudo isso, agora já fiquei bem informada...

Postagens mais visitadas deste blog

Natal Futurista: Uma Jornada entre Ficção, Fantasia e Verdade.

Nosso blog de ficção seja bem vindo.

Quando faremos contato?