Extinção em massa Parte 5 e 6...
Este tinha no Brasil veja no texto abaixo:
Dinodontosaurus é uma espécie de terapsídeo herbívoro. Era um dos maiores herbivoros do Triássico e possuia um bico córneo. Viveram no Triássico Médio mas desapareceram no Triássico superior.São encontrados principalmente no Sítio Paleontológico Chiniquá em São Pedro do Sul e Candelária (RS) um grupo de dez filhotes foram encontrados juntos, demonstrando que estes animais já adotavam estratégias de convívio em grupo e cuidados com a prole.
Link da imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dinodontosaurus
Extinção do Triássico-Jurássico
foi uma extinção em massa ocorrida há 200 milhões de anos,afetando profundamente a vida na Terra.
A mais provável das teorias é que erupções vulcânicas maciças teriam sido responsáveis por tal extinção, elas teriam liberado quantidades imensas de dióxido de carbono e dióxido de enxofre que teriam causado um aquecimento global intenso e depois um resfriamento.
Muitos sugerem uma mudanças no clima e no nível dos oceanos, mas isto não explica as extinções massivas no reino marinho.
Sugere-se também o impacto de asteróide, mas nenhuma cratera proveniente daquela época foi encontrada até então.
Extinção K.T
mais conhecida pelo desaparecimento dos dinossauros aconteceu aproximadamente a 65,5 milhões de anos. Acredita-se ter destruído 60% da vida na Terra.
O tarbossauro foi um dos gêneros que se extinguiram no evento K-T.
Plesiossauros: répteis pré-históricos marinhos; grupo eliminado;
Pterossauros: répteis pré-históricos voadores; grupo eliminado;
Mosassauros: répteis escamados marinhos; grupo eliminado;
Aves: foram extintas as ordens enantiornithes
Os hesperornithiformes(aves atuais) sobrevivem até os dias de hoje como os únicos descendentes diretos dos dinossauros. Entretanto a longa escala de evolução que ocorreu nos últimos milhões de anos apagou a maior parte das semelhanças que deveriam existir entre as aves atuais e os dinossauros;
Rudistas: molusco bivalves construtores de recifes; grupo eliminado;
Amonites: cefalópodes de concha espiralada; grupo desaparecido;
Belemnites: cefalópodes com concha em forma de bala; grupo desaparecido.
Para além destes grupos, desapareceram também muitas famílias de foraminíferos, equinodermes, corais e esponjas. Mas a extinção de animais e vegetais não foi o único impacto deste evento na biodiversidade. Os desaparecimentos possibilitaram a radiação adaptativa dos grupos que sobreviveram nos nichos ecológicos que ficaram vagos. O melhor exemplo deste fenômeno foi a explosão de diversidade dos mamíferos placentários - que, até então, eram, em sua maioria, animais de pequeno porte, solitários e noturnos.
Conheça também as outras extinções nos links abaixo:
Extinção em massa parte 1 e 2
Extinção em massa parte 3 e 4
Extinção em massa parte 7 Final
Conheça também as outras extinções nos links abaixo:
Extinção em massa parte 1 e 2
Extinção em massa parte 3 e 4
Extinção em massa parte 7 Final
Comentários
O template é lindo.
Bem, como diz um certo amigo:
Fui!!!
Abraços
Dei uma passa aqui para conferir suas postagens, e também claro, para conferir o seu novo template: É otimo ! O tema condiz com o assunto, o que é muito importante em relação ao assunt que você trata, gostei de verdade !
Um grande abraço !
Abraços
Berenice
abs