Sexta Feira Santa e Páscoa... O que é?


Sexta Feira Santa ou "Sexta feira da Paixão", é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os  cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.
Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no  calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.
A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira após a primeira lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 20 de março e 23 de abril.
Mantido o link na imagem
A Páscoa(do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação (Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.

Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pessach, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.
Mesa preparada para a realização do Seder de Pessach.

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.
Link na Imagem



Respeitando os direitos ,mantive os links nos Títulos  e imagens
colabore voce também link abaixo


Comentários

Aproveitando a ocasião para aqueles que comemoram, uma excelente Páscoa ...e vamos comer chocolate moderamente hein...abraços...fuiiiiiii
Unknown disse…
Olá Moreijo!

Muito bom o teu artigo! Eu só não me vou entupir de doces, porque não gosto assim tanto, mas sei de quem os come, até às escondidas!... rsrsrsrs

Beijos!
Mikasmi disse…
Olá amigo

Desconhecia a relação do coelho com a festa da Páscoa e de igual forma a de ambas com os ovos de chocolate.
Em Portugal para além dos ovos de chocolate, temos as amêndoas revestidas de chocolate ou açúcar, o pão de - ló e o célebre vinho do porto. Eu gosto de tudo rsrsrs

Abraços e Boa Páscoa
Cyber disse…
Vou tentar comer moderadamente
Ola amiga Mikasmi e Cyber abraços a vcs...valeu....fuiiiiiiiiiii

Postagens mais visitadas deste blog

Natal Futurista: Uma Jornada entre Ficção, Fantasia e Verdade.

Nosso blog de ficção seja bem vindo.

Quando faremos contato?