Erupção Solar
São explosões na superfície do Sol causadas por mudanças repentinas no seu campo magnético. A atividade na superfície solar pode causar altos níveis de radiação no espaço sideral. Esta radiação pode vir como partículas (plasma) ou radiação eletromagnética (luz). O Sol libera porções de energia eletromagnética quando uma gigantesca quantidade de energia armazenada em campos magnéticos, acima das manchas solares, explode, produzindo um forte pulso de radiação que abrange espectro eletromagnético, desde as ondas de rádio até os raios X e raios gama.
Os gases emergem da superfície e são lançados na coroa solar, onde atingem temperaturas de mais de 1,5 milhão de graus centígrados, formando arcos chamados anéis coronais, enormes bolhas de gases ionizados com até 10 bilhões de toneladas. Depois, esfriam e voltam a se chocar com o Sol a uma velocidade próxima a 100 quilômetros por segundo.
As ejeções de massa coronal, que são partículas de altas energias, lançadas no espaço interplanetário podem transportar 10 bilhões de toneladas de gás eletrizado e superam a velocidades de um milhão de quilômetros por hora. Quando atingem a Terra, a magnetosfera do planeta desvia a maior parte da radiação, mas uma parte pode chegar à atmosfera superior, causando as tempestades geomagnéticas. As erupções solares são classificadas de acordo com o seu brilho em raios X no intervalo de comprimento de onda que vai de 1 a 8 Ångstroms.
Existem três categorias de "erupções":
- Erupções classe X: são importantes e grandes erupções que podem desencadear a suspensão de diversas atividades eletromagnéticas, suspender as transmissões das estações de rádio em todo o planeta e produzir tempestades de radiação de longa duração.
- Erupções classe M: são erupções de média intensidade que afetam as regiões dos pólos e rápidos bloqueios nas emissões radiofônicas.
- Erupções classe C: são pequenas erupções e não afetam o planeta.
foto do Sol by Celene Garco dia 12/06/2011 as 14:01hs infra vermelho na câmera de um celular ,diretamente focado.
Comentários
Esses fenomenos são muito interessantes.
Eu tenho lido assuntos relacionados ao sol.
Dizem que para o ano que vem vão aumentar as erupções. Devemos torcer para que não sejam nada que possam interferir no nosso planeta e que as catastrofes que tem sido premunidas, sejam apenas mais uns devaneios humanos.
Beijos
O que chamam erradamente de UNIVERSO, pois SISTEMA MACRO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR é:
Funciona de forma INTERLIGADA ENERGETICAMENTE, não por primitivos sistemas de fios, mas por intermédio de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS, infinitamente mais avançado do que conhecemos: como WI-FI.
No NÚCLEO do DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam primitivamente de SOL: existe um TRANSFOMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR: que recebe a energia emitida pela GALÁXIA, transforma e reduz essa energia, repassando-a também através de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS para o TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que fica no CENTRO: do nosso PLANETA.
TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que por emitir ONDAS DE CALOR em ALTAS TEMPERATURAS, de dentro para fora: é chamado erradamente pelos das ciências não avançadas: como NÚCLEO DE FOGO.
Como o DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR chamado erradamente de SOL, encontra-se em MAIORES ATIVIDADES:
Vem colocando também em MAIORES ATIVIDADES o TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que fica no CENTRO do nosso PLANETA, aquecendo-o um pouco mais: e causando o AQUECIMENTO GLOBAL.
TRANSFORMANDO A ÁGUA SÓLIDA DAS CALOTAS POLARES E GELEIRAS, EM ÁGUA LÍQUIDA: e ÁGUA LÍQUIDA, em VAPOR DE ÁGUA: causando o EFEITO ESTUFA.
Quanto valeria essa aula que ministrei gratuitamente, não só aos da NASA, ROSCOMOS e AGÊNCIA ESPACIAL EUROPEIA: como também a você e demais?
Para gratuitamente aprender mais, com o único doutor em MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS: acesse o http://descobertascientificasavancadas.blogspot.com/