As magnificas estrelas plêiades.
As Plêiades, conhecidas popularmente como sete estrelas são um grupo de estrelas na constelação do Touro.
Distância da Terra: 444,2 anos-luz
Raio: 17,5 anos-luz
Constelação: Taurus (TOURO)
coordenadas: Ascensão Reta 3h 47m 24s | Declinação +24° 7′ 0″
Magnitude Aparente (V): 1,6
Idade estimada: 100 milhões de anos.
imagem Plêiades: pixabay.com
As Plêiades, também chamadas de aglomerado estelar (ou aglomerado aberto) M45, são facilmente visíveis a olho nu nos dois hemisférios e consistem de várias estrelas brilhantes e quentes, de espectro predominantemente azul. As Plêiades têm vários significados em diferentes culturas e tradições.
É um excelente objeto para a visualização desde utilizando os mais simples binóculos até utilizando os maiores telescópios, mostrando mais de 100 estrelas em um diâmetro aparente de cerca de 72 minuto de arco. Contém inúmeras estrelas duplas ou múltiplas.
Imagem estrelas azuis: pixabay.com
De acordo com a mitologia grega, as estrelas mais brilhantes do aglomerado receberam o nome das "sete filhas" de Atlas e Pleione: Alcíone, Asterope, Electra, Maia, Mérope, Taigete e Celeno.
O aglomerado é dominado por estrelas azuis quentes, que se formaram nos últimos 100 milhões de anos. Há uma nebulosa de reflexão formada por poeira em torno das estrelas mais brilhantes que acreditava-se, a princípio, ter sido formado pelos restos da formação do aglomerado, mas hoje, sabe-se que se trata de uma nuvem de poeira não relacionada ao aglomerado no meio interestelar que as estrelas estão atravessando atualmente. Os astrônomos estimam que o aglomerado irá sobreviver por mais 250 milhões de anos, depois dos quais será disperso devido a interações gravitacionais existentes na região (um mistério a ser estudado).
Comentários