Planetas Duplos,pode ser que a Terra - Lua são.
O termo planeta duplo, no seu uso mais comum, define um conjunto de dois planetas de massa comparável orbitando um ao redor do outro.Plutão e Caronte são freqüentemente referenciados na literatura como exemplo de um planeta duplo no nosso Sistema Solar, embora ainda existam controvérsias. O próprio sistema Terra-Lua, para alguns, poderia ser também um exemplo de planeta duplo.
Uma definição simples e direta para diferenciar um sistema planeta-satélite de um planeta duplo, além da massa e das dimensões, seria a questão orbital. Neste caso, o sistema só será um planeta duplo se o centro de massa estiver fora do corpo do astro dominante. Em vista disso, o sistema Plutão-Caronte é um planeta duplo, pois o centro de massa fica bem acima da superfície plutoniana. Nesse contexto, o sistema Terra-Lua seria do tipo planeta-satélite, já que o centro de massa fica bem abaixo da crosta terrestre. Considerando Plutão e Caronte um planeta duplo, os satélites plutonianos Nix e hidra não são luas de Plutão, mas sim luas do planeta duplo Plutão-Caronte, uma vez que a lógica leva a crer que os pequenos astros orbitem o centro de massa dos planetas anões.
origem do texto e imagem: http://pt.wikipedia.org
Comentários
AMIGO MOREIJO,
O seu texto é uma verdadeira aula!
Parabéns pelo lindo vídeo!
Excelente Post!
Abraços!
LISON.
Aparentemente, a constituição geológica da Terra e da Lua são similares, o que leva a crer que a Lua se formou a partir de uma cisão qualquer, aquando da formação da Terra. Mas parece-me que está fora de questão a teoria de planeta duplo. O comportamento da Lua é mesmo de um satélite natural.
Grande abraço
Luísa
A paz
Isso é muito fascinante, curioso.
Cientificamente não entendo bem o por que de Terra-Lua ser visto como
planeta duplo, mas ficticiamente me faz viajar nos filmes que já vi...
Bjs
Sem razão especial. só acho legal